domingo, 24 de janeiro de 2010

Reflexões forçadas após as perdas...


Por Jacqueline Ligeiro
*Jacques Ligeiro *in memória
Perdemos todos os dias.Talvez perdermos porque não sabemos ter, nem sabemos que temos ou o que temos. Simplesmente assim, num último suspiro perdemos.
Perdemos um grande amor, um grande amigo, um pai, um irmão, um filho ou perdemos a nós mesmos. Bom é saber que ninguém perde aquilo que nunca teve então se perdemos é por que algo ou alguém já nos pertenceu em um determinado momento.
Mas também ninguém é de ninguém e nada dura para sempre, então pergunto: qual o sentido de ter? Sentimos muito as perdas, sentimos saudades, sentimos falta até do que nunca tivemos. Sinto muito! Sinto muito agora porque perdi alguém. Alguém que nunca tive ao meu lado, mas sua genética, seu DNA assim melhor dizendo, seu sangue corre em minhas veias,
levando oxigênio para meu cérebro poder comandar todo meu organismo, pra meu pulmão se encher e eu poder respirar e meu coração bombear esse sangue (que é de alguém que nunca foi meu) e assim me fazer ser viva, ser alguém que é de alguém ou significa algo para alguém. Percebe a ironia? Será mesmo que perdi? Será que sou? Ou que ainda vou ter?
Ouvindo minha canção predileta, me perguntei: qual era a canção predileta dele? Qual era a marca do maldito cigarro que ele fumava? E não encontrei as respostas. Nem dele que já se foi, nem de alguém que ainda esteja comigo. Qual a música que seu melhor amigo gosta? Sabe a música que eu mais gosto? Se sim ou se não, for sua resposta, não importa agora.
A cada dia matamos a canção de alguém em nossos esquecimentos. Todos os dias nos esquecemos do aniversário de alguém que dizemos ser nosso isso ou aquilo. Todos os dias nós nos esquecemos de dar bom dia ao padeiro ou boa noite aos nossos filhos. Não importa nada agora, ele se foi e na palavra milenar escrita diz assim: "Pois os vivos sabem que morrerão, mas OS MORTOS NADA SABEM". Eclesiastes 9:5. Então o que realmente interessa? Qual a música que ele mais gostava, qual a marca do maldito cigarro que ele fumava? Isso já não é mais digno de apreço!
Te digo com o coração partido por cometer os mesmos erros todos os dias, que o que é essencial é a música que esta tocando agora (posso ouvi-la com quem estiver do meu lado)
é o cigarro que posso ou não fumar, mas tenho a escolha. O importante é o vivo, o presente que é um presente.
O importante sou eu e você aqui e agora, não a cor da moda, o carro do ano ou o bairro onde moramos. O que realmente vale é saber que ser gente é olhar ao redor, ver, não virar a face e ignorar a existência do outro. Nos habituados a não enxergar o mundo ao nosso redor, o mundo não está na foto. Só olhamos para nos mesmos quando a foto é revelada e mesmo assim só procuramos os defeitos, nossos próprios defeitos. Precisamos nos reconhecer, conhecer os próprios limites e transferir o bastão da corrida no momento certo, dividir, somar, conceber, amadurecer ao lado dos vivos, não chorar apenas nossos mortos, chorar também com e pelos vivos. Porque ao que me consta os mortos não ouvem canções e nem tão pouco querem dar um trago.
_Olha pra mim! Vê? Estou aqui viva, enquanto respiramos, olha prá mim!
No mais, quando eu me for, se for de seu interesse, lembrará da minha canção predileta:
COMO EU QUERO (Kid Abelha). Alias essa é a única música que tentei aprender a tocar no violão quando eu tinha 15 anos de idade. Mas agora, sem meu pai, essa música tocou como se me perguntando o que eu realmente quero.
Quantos mais eu terei que perder para aprender quais são as verdadeiras canções que embalam a dança de nossa vida?
O mais engraçado é que com o tempo e as perdas descobrir que quando morremos tudo continua, que ninguém nos faz falta e não faremos também, que as canções serão sempre tocadas. Sendo assim: Quer dançar comigo? Ou se preferir eu canto e você dança, tanto faz o importante que seja agora, nesse exato momento, porque nos sabemos vivos,
Amanhã não se sabe ou daqui à um átimo de segundo talvez seja jamais.
Adeus meu Pai! Sei que ele gostava de pescar, mas nunca fui pescar com ele!!! 
JackLigeiro 30/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário