sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Assalto

Elementar minha cara, isso é uma assalto!



Todo 02 de Novembro é uma despedida, não por ser dia de finados, mas porque foi a ultima data (02/11/2002) que tive o privilégio de falar pessoalmente com meu irmão. Ele me deu uma carona até o parque onde eu fazia caminhadas. No caminho ele comentou _ Bobagem ter dia de finados, as pessoas deveriam homenagear os vivos e não os mortos. _ Salvo sua reflexão e faço dela a minha.


Somos "assaltados e ou assassinados", "assassinamos e ou assaltamos" diariamente por nossas atitudes, impensadas, pelo costume, confiança, intimidade...nos tornamos descuidados. Não sabemos a real dimensão do mal que fazemos uns aos outros. Zombar da  fraqueza de alguém; não ter empatia por uma perda; não ter empatia pelas emoções; negligenciar a dor do outro; ignorar um pedido de perdão... Pode ser tão cruel  e covarde quanto tirar a vida de alguém. Depende do ponto de vista, dos valores. Então pergunto sobre valores (no sentido filosófico da palavra para os seres HUMANOS), onde estão?

Qual seria o valor dos vivos?

Talvez, nos últimos novembros, eu tenha carregado comigo uma energia, a qual me esforço para dissipar, e vou conseguir. Energia essa que emana exatamente aquilo que preciso esquecer, digerir, vomitar talvez.
Mas nada disso - meus erros, meus medos, minhas angustias, minhas carências - nada diminui meu valor como ser humano, nada depõe contra mim e dá direito ao outro de me submeter ou bater o martelo me julgando por despeito... Nada justifica eu ou qualquer um pensar que o mundo gira em torno do próprio umbigo. Saber reconhecer onde e como errou, saber pedir perdão e perdoar (com compaixão), saber reconhecer e exaltar no outro aquilo que traz harmônia e paz... é o que há de mais valioso e divino em nós.
É a libertação do ser, mesmo que tenha cometido algum "assalto ou assassinato".

Do aprendizado - a reflexão é necessária para que aconteça a evolução. Estou evoluindo!
Me abster das palavras, da amargura - a escolha que faço - respirar os aromas vivos, usufruir da essências vivas, reacender e acender novas chamas, exaltar a harmônia, buscar a paz...Pois muito além da felicidade e da infelicidade existe a PAZ!

Diz o meu consciente e subconsciente _Silêncio querida! Silêncio!!!
E eu quero gritar _ Eu estou viva!

Elementar meu caro assaltante e assassino, eu posso perdoar!!!



Eu esperava...

                                                         Livro: O Diário de Anne Frank.

Nenhum comentário:

Postar um comentário