segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Você me ama?

Antes de dizer a alguém que você o ama, pergunte a si mesmo se você é capaz de compreender verdadeiramente este alguém que você diz amar. Dizer apenas, eu te amo, não é viver o amor. É bom expressar o amor, mas melhor ainda é vivê-lo. O verdadeiro amor consiste em querer a felicidade do outro, mesmo quando a nossa ainda não existe, mesmo que a felicidade do outro não seja diretamente compartilhada conosco.

Nos perdemos ao buscar o verdadeiro sentido do amor. Pensamos que amar é ver nossas vontades satisfeitas com a presença e participação do outro . Um egoísmo que nos leva ao sentido equivocado do que seja amor.

Não fazermos do amor uma ação para ajudar o outro, e sim um interesse em ser ajudado. Por isso é difícil dizer que se sabe amar. Talvez muitos de nós nunca tenhamos amado verdadeiramente. Talvez apenas vivêssemos na busca egoísta da satisfação dos próprios desejos.

Quem ama se dá ao outro sem nada esperar em troca. O amor não é posse: é cuidado, é dedicar tudo que pode para fazer alguém sentir-se feliz, é reconhecer a necessidade do outro e não enxergar o outro como meio de satisfazer os próprios desejos
E sendo doação, só podemos doar aquilo que temos, precisamos nos amar, ter amor próprio, para enfim compartilhar esse amor.

Claro que se amo, amo desde o início, por que desde então desejo que o outro cresça, floresça, dê frutos. Tenho que cuidar desse amor para que seja grande, que sobreviva. No tempo certo, com espera e renuncia esse amor se fortalecerá e será então uma harmoniosa troca de cuidados, afetos e tudo mais que só o amor verdadeiro e maduro tem para oferecer.

Amar alguém é aceitá-lo como veio, é reconhecer e respeitar as diferenças, exaltar as qualidades e viver na condição de perdoar e ser perdoado dia após dia. Se eu amo, devo ser verdadeira, não preciso usar máscara para agradar o outro. Não preciso ludibriar ou fazer jogos de sedução. Se eu amo, devo ser paciente, mansa e prudente diante das dificuldades que rodeiam qualquer relação.
A vida só tem sentido quando amamos, faça o melhor para seu amor ser verdadeiro.
"Se a verdade for sua companheira, o amor será o seu melhor amigo."

Quitéria di Genaro

Um comentário: