quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Beleza-x-Autoestima

Com as minhas palavras, idéias e sentimentos a autora: Valéria Valério
http://meuolharantropofagico.blogspot.com/2009/10/beleza-x-autoestima.html
Beleza X Autoestima
Lendo um texto sobre o Envelhecimento Mental que começa aos 27 anos e nele o neurologista Paulo Henrique Bertolucci afirma que do ponto de vista evolutivo, por volta dessa idade já estaria chegando a hora de se aposentar, recorro a minha vibrante e acesa memória de *quaquaraquaquá para trazer em flashs mnemônicos exemplos de quão formidável é conjugar o verbo contrariar. Amo contrariar estatísticas, amo contrariar a ciência [embora eu seja uma cientista por formação e índices e indícios permeiam, há muito, os meus movimentos laborativos, enquanto pesquisadosa]. Como é bom ir ao encontro de novas perspectivvas, contrariando o óbvio.
Numa visão ocidentalizada de culto e consumo da imagem e da eterna juventude, abre-se uma fresta vinda da Terra do Sol Nascente, revelando-nos o verdadeiro olhar da sabedoria atribuída ao tempo. Convivo, desde a minha adolescência, com grandes pessoas e personalidades, mulheres e homens extraordinários, acima de 80 anos, que confrontam a tese dos 27. Octogenários com memórias perfeitas, acuidade aguçadíssima sobre a importância da natureza e dos sentimentos em sua materialidade, eloqüência emparelhada com a sapiência de quem conhece o poder da palavra e seus desdobramentos. Como é bom aprender com quem já aprendeu em outro tempo, apesar de ter pessoas que envelhecem mas são imaturas e misósofas. Como é bom aprender vivendo e viver reAprendendo a sonhar dentro de cada instante, de cada tempo vivido, sem essas pré ocupações, pois aos que temem o envelhecimento, sinto que esse processo se processa acintosamente, trazendo um peso que furta o contentamento do momento presente, da jovialidade e beleza em qualquer idade com que se esteja. Esse clamor meio desesperador, sobretudo de algumas mulheres, em serem/parecerem eternamente lindas como uma flor [numa versão feminina do "Retrato de Dorian Gray" do grande Oscar Wilde], me faz lembrar uma piadinha  em que duelam entre si BELEZA X AUTOESTIMA:


Um dia, a rosa encontrou a couve-flor e disse:
- Que petulância te chamarem de Flor!
Veja sua pele: é áspera e rude, enquanto a minha é lisa e sedosa.
Veja seu cheiro: é desagradável e repulsivo, enquanto o meu perfume é sensual e envolvente...
Veja seu corpo: é grosseiro, rechonchudo e feio, enquanto o meu é delicado e elegante.
Eu, sim, sou uma flor!
E a couve-flor respondeu:
- HELLOOOOOU, QUERIDAAAA! ACORDAAAAAAA!
De que adianta ser tão linda, se ninguém te come? Hãããã?
 !!!!!!!!!!!!!!!!!!AUTO ESTIMA É TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Depois de deparar e depurar o pensamento de grandes filósofos como Sócrates, Nietzsche, Kant, Voltaire, Platão, Schopenhauer, Maquiavel, dentre outros,  na minha vida acadêmica e fora dela, valho-me do filosofismo do "grande pensador contemporâneo" Frank Aguiar  para dizer seguramente o meu lema:


MULHER MADURA É O BICHO,  LAVOU, ENXUGOU, TÁ NOVA!!!!!
Tão tosco e abjeto, quanto autêntico...
Por Valéria Valério


p.s.: Diane Keaton é a Mulher Madura da foto, numa cena  do Filme Alguém Tem Que Ceder, impagável, com o Jack Nicholson.
*quaquaraquaquá é uma expressão que eu designo a mim mesma e as minhas queridas amigas, coleguinhas etárias nos nossos 44 anos, ou ainda as da casa dos qua... ou dos enta... e como disse  Drummond:Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas.  
A pesquisa diz ainda que até os 27 anos você ja terá perdido ou perdeu 50% da sua Inteligência Espacial. Eu não perdi o que nunca tive. Nasci completamente desprovida dessa inteligência, apesar de ser geógrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário