segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Paz, leveza: conhecimento; ética; sabedoria...

De que nos vale o conhecimento sem a ética? De que nos vale conhecimento sem sabedoria? O mesmo não poderíamos perguntar sobre a sabedoria, pois ela só se manifesta quando aplicamos nossos conhecimentos com ética.

Tudo me leva a crê que um grande sábio aplica seus conhecimentos com ética em todas as áreas de sua vida, o que não ocorre com muitos (qu
ando digo muitos me incluo).
Ex: um homem pode se destacar na sua profissão, ser comprometido com sua equipe de trabalho, porém não organiza a vida familiar, não tem tempo para a convivência com os filhos, esposa, pais ... Outro ex: um mulher, pode ser extremamente dedicada à família, zelosa, amorosa, porém não se preocupa com seu bem estar e saúde...os dois casos certamente não terão finais felizes, ambos trarão consequências pelo descuido.

Escrevo porque acabo de ler um livro que recomendo a todos: QUAL E A TUA OBRA? - INQUIETAÇOES PROPOSITIVAS SOBRE GESTAO, LIDERANÇA E ÉTICA
MARIO SERGIO CORTELLA

Daí minha conclusão (fácil e óbvia, porém pouco aplicada) - devemos aplicar nossos conhecimento com ética em todas as áreas de nossa vida e isto seria fácil se nos fizéssemos sempre as perguntas: QUERO? DEVO? POSSO? (o que me remete àquela famosa frase: "querer é poder" - nem sempre "querer é poder" se considerarmos a pergunta acima.

Ex: na empresa que trabalho tem um celular que fica a disposição para fazermos ligações para os clientes. Seria ético eu usá-lo para fazer ligações pessoais? Então a pergunta: QUERO? Sim; POSSO? Sim (partindo do princípio de que o celular fica a disposição); DEVO? não - não seria correto usá-lo para fiz pessoais.

Outros exemplos virão à cabeça de quem estiver lendo e vale ressaltar novamente que estes exemplos podem ser encontrados em todas as áreas de nossa vida.

Onde quero chegar: se temos conhecimentos por que protelamos em aplicá-los efetivamente e com ética, pra tudo? Por que escolhemos o sofrimento, as derrotas, as frustrações, dissabores ...? A resposta é clara e me cabe como uma luva: porque apenas falamos de ética quando julgamos o comportamento alheio, porque não consideramos que o caminho para sabedoria é isso: conhecimento aplicado com ética (torno a dizer: pra tudo!).

Então, as perguntas: QUERO? DEVO? POSSO?

E a reposta certamente (se de forma honesta e justa) trará aquilo que busco incessantemente: Paz, leveza!
JackL

Penso que partindo deste principio a minha OBRA será digna de bençãos e honras. 
 ‎"se a gente pode e a gente quer, a gente deve." - "conheço muitos que não puderam quando deviam pq não quiseram qdo podiam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário